Não ao RMT

Fonte: Wiki RagnaRestart
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O termo "RMT" refere-se a "Real Money Trading", que é a prática de trocar bens virtuais do jogo por dinheiro real. No contexto de Ragnarok Online, o RMT é muitas vezes associado à compra e venda de itens, zeny (a moeda do jogo) ou contas do jogo usando dinheiro real fora do ambiente oficial do jogo. O RMT é frequentemente desencorajado pelos desenvolvedores e administradores do jogo, pois pode afetar negativamente a economia do jogo e criar desequilíbrios entre os jogadores. Muitos servidores têm regras estritas contra o RMT para manter a integridade da experiência de jogo.

1. O que é RMT?

RMT( Real Money Transaction) é um sistema que alguns jogos utilizam para dar possibilidade dos jogadores monetizarem seus itens do jogo negociando com dinheiro real (Geralmente: Dólar, Euro, Real e Cripto. Na prática, ao invés de estar negociando uma moeda virtual exclusiva do jogo (Zeny ou Cash) você estará negociando dinheiro real por itens virtuais. Um grande exemplo disso é o jogo Diablo 3 que foi um dos grandes pioneiros desse sistema, utilizando a casa de leilões onde os jogadores conseguiam transacionar itens por dinheiro real. Mas, agora depois de entendermos o que é o RMT, vamos entender o porque ele é problemático:

  • Risco ao servidor Para contextualizar o risco disso, vamos analisar primeiramente o caso do Diablo 3, no qual a casa de leilões fez fama.
  • Você pode entender o cenário do RMT no Diablo 3 sendo dividido em 3 etapas: Curto prazo: Estimulado e bem aceito.
  • Os jogadores: acreditavam que o sistema de leilão era algo positivo e que traria novos jogadores. E, inicialmente, trouxe visto que aquilo era considerado um atrativo àqueles que não jogavam.
  • O jogo: Arrecada muito dinheiro pela densidade de recursos arrecadados no curto prazo, em vista que alguns acreditam se tratar de alguns jogadores “investimento”. Médio prazo: Porção de jogadores tratam como finalidade comercial.
  • Os Jogadores: Porção cada vez maior dos jogadores tratou aquilo como finalidade comercial e não mais como finalidade de entretenimento. Fazendo com que a exigência e focos fossem direcionados à apenas conteúdos pautados na possibilidade de lucro do jogador através do jogo. - O Jogo: Teve cada vez maior necessidade de manutenção, orientação e foco exclusivamente no RMT. Criou conteúdos, regras e necessidades dedicadas somente à manutenção daquele modelo. Além de ver cada vez mais o seu comércio sendo orientado exclusivamente a RMT, causando desvalorização da sua moeda e dos itens que não são negociados por RMT.

Longo prazo:

  • Os jogadores: Uma grande porção começou a utilizar meios infelizes, antiéticos e ilegais de obtenção de recursos. E os jogadores que não gastavam, ficavam cada vez mais desestimulados, pois tinham que gastar cada vez mais tempo para estar próximo ao metagaming ou apenas para estar ativo no jogo.
  • O jogo: Se tornou Pay to Win ou Hard to play. Fazendo com quem não gastasse uma quantidade moderada de dinheiro nunca estivesse no meta gaming, pois os melhores itens sempre são transacionados em dinheiro real e em quantidades moderadas de dinheiro. Além disso, o próprio jogo fica refém disso, não podendo criar mudanças, rebalances ou nada significativo que possa vir a atrapalhar o lucro dos jogadores.

2. Agora na prática, quais são os riscos para o nosso servidor?

  • Emissão de Nota fiscal - Para que haja legitimidade na transação e a pessoa responsável pelo servidor não se encontre em apuros no IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) ou através de denúncias feitas à Receita Federal. É necessário que se emita, por meio de um CNPJ, a nota fiscal da prestação de serviço de intermédio de bens fiduciários e reais para ambas as partes negociantes do item.
  • Necessidade de CNPJ Como afirmado anteriormente, necessita-se da criação de um CNPJ para que o jogo possa vir a emitir nota fiscal. E existem custos e necessidades burocráticos no que se diz respeito a criação do CNPJ. Como por exemplo, o IRPJ, declaração anual de rendimentos, alvará, dentre outros.
  • Legislação trabalhista - Ao criar uma relação de “recebimento de valor significativo”, de forma mensal, isso pode vir a ser caracterizado como uma relação trabalhista, fazendo com que tenha margem para legitimidade de processos trabalhistas contra o servidor. - Artigo 3 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943: Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
  • Maior utilização de Hacks, cheats e Exploits.
  • Ao liberar RMT, alguns jogadores tratam isso como relação comercial, fazendo com que procurem meios não convencionais de aumentar sistematicamente o lucro em cima do jogo. Como por exemplo, pixelbot, macros afk, dentre outros mecanismos.
  • Necessidade de manutenção constante - Por ter mais jogadores tentando constantemente aumentar seus lucros, isso faz com que o jogo tenha que ter meios correcionais e supervisionais constantes para evitar a utilização de hacks, cheats e exploits.
  • Insistência em conteúdos direcionados exclusivamente a possibilidade de lucratividade para o jogador.
  • Como meio de impulsionar cada vez mais a relação comercial, o jogador demanda funcionalidades e mecanismos focados apenas no aumento do seu lucro dentro do jogo
  • Instrumento para lavagem de dinheiro - Você já assistiu Breaking Bad? Imagine que ao invés de utilizarmos uma lanchonete para lavarmos dinheiro, utilizaremos uma pessoa física sem envolvimento, para fazer PIX em valores significativos para os nossos nomes. Caso, venhamos a ser pegos, essa pessoa pode ser julgada num processo criminal ou civil tendo participação em uma infração penal, tendo como pena reclusão de 1 a 5 anos, além da multa.
  • Necessidade de taxa - Sempre que existe RMT, existe a necessidade de taxa, caso não haja o servidor não vai conseguir se manter, pois ninguém fará doações para a manutenção do servidor.
  • Insegurança na transação.
  • Alguns jogadores tentarão passar por cima da taxa de intermédio do serviço, assumindo riscos de “fazer o pix” por conta própria. E com isso, fazendo com que jogadores “espertinhos” pratiquem estelionato com outros jogadores.
  • Desvalorização dos recursos exclusivos do jogo - Tudo que não pode virar dinheiro real ou não é utilizado para conseguir dinheiro real fica desvalorizado.

3. Risco a carreira e a finanças pessoais:

  • Sonegação - Sim, o risco de sonegação não é apenas do servidor, mas sim das pessoas que adquirem recursos de forma consistente desses jogos. “É importante que a gente tenha em mente a origem desse Pix e caso seja um rendimento referente a um trabalho efetuado, é preciso tributá-lo de acordo com a alíquota progressiva de 27,5%”
  • Dedicação exclusiva - Sua carreira será resumida na venda de itens de um jogo online? Como isso será justificado em processos seletivos? Você pretende se aposentar vendendo itens de jogo online?
  • Segurança financeira - O que acontecerá caso você não possa jogar? Caso o servidor tenha manutenções? Ou na pior das hipóteses, caso o servidor feche?


Fonte: google / forum Mu & Diablo 3.


Caso algum Jogador (a) te ofereça algo reporte no DISCORD via Ticket com todas Provas Possiveis.